Publicado por: Daniel Bardan | 19/05/2011

Encontro com a Palavra

A figura do escritor foi, e ainda é para muitos leitores, algo inat­ingível e talvez mís­tico. Para aprox­imar os escritores dos leitores, e de­sen­volver o gosto pela leitura dos que, ainda, não tem este cos­tume, a Ed­i­tora Valer, em parceria com a Livraria Saraiva Mega­S­tore, re­al­izam o pro­jeto En­contro com a Palavra. O evento terá duas edições men­sais, na se­gunda quarta-feira do mês, às 19h30, e o outro, no ter­ceiro sábado do mês, às 16h, sempre com um escritor difer­ente lançando uma obra e con­ver­sando com o público pre­sente na Livraria Saraiva Mega­S­tore do Manauara Shop­ping, si­tuada na Av. Mário Ypi­ranga Mon­teiro (antiga Re­cife), 1300 – Adri­anópolis. O primeiro escritor a par­tic­ipar do En­contro com a Palavra será o pro­fessor Ze­maria Pinto, no dia 11 de maio, às 19h30. Na ocasião será lançada a se­gunda edição do livro O Texto Nu – Teoria da Lit­er­atura: gê­nese, con­ceitos, apli­cação.  O autor con­ver­sará com o público pre­sente sobre o con­teúdo de seu livro. O se­gundo En­contro com a Palavra acon­te­cerá no sábado, dia 21 de maio, às 16h, com a pre­sença da escritora Leyla Leong, lançando o livro Duas Histórias da Noite.

Se­gundo a escritora Lygia Fa­gundes Telles: “Há escritores que não se im­portam e fazem até um ar de de­sprezo em re­lação ao leitor. Para mim o leitor é o meu cúm­plice. Pre­ciso dele e acho que posso ajudá-lo através da palavra. É através desse en­contro com o próximo que me de­s­cubro comigo mesma”.

Para a escritora Ana Peixoto, uma das par­tic­i­pantes do pro­jeto, a ini­cia­tiva é uma opor­tu­nidade de apren­dizado para escritor e leitor. “Já fui con­vi­dada várias vezes para dar palestras a es­tu­dantes em escolas e sei bem da reação e da re­cep­tivi­dade deles. Eu pre­firo dizer que fui con­versar com os es­tu­dantes do que palestrar”. Ana Peixoto dedica-se a lit­er­atura in­fanto-ju­venil, com muitas obras já lançadas neste gênero. “Aos novos leitores, como as cri­anças que são nat­u­ral­mente cu­riosas, sedentas de con­hec­i­mento e ex­per­iência, ficar cara a cara com um escritor, con­hecer ele e a obra dele é um acon­tec­i­mento no mínimo sin­gular. É claro que se ela tiver lido algum texto, algum livro do autor que lhe for ap­re­sen­tando, o in­ter­esse pode ser maior. De­sco­brir que o escritor é al­guém igual a ela, uma pessoa comum que tem o dom da palavra, pode ajudar a cri­ança e perceber que ela é capaz de ser o que ela quiser”. Com­pleta a escritora.

Outro escritor que também par­tic­i­pará do En­contro com a Palavra será Wilson Nogueira, que co­menta: “Em um en­contro como este as pes­soas querem saber sobre tudo: o pro­cesso de cri­ação, a edição, a pub­li­cação, a venda e o re­sul­tado disso tudo, o im­pacto tanto no leitor como no autor. Quando as per­guntas ter­minam, pedem autó­grafos, mostram sua própria pro­dução, pedem dicas”.

Fonte: http://www.blogdafloresta.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: